O parricídio intemporal de Zeus: um exemplo de violência familiar na mitologia grega?
Palavras-chave:
Mitologia Grega, Parricídio, ViolênciaResumo
Este estudo interdisciplinar tem como objectivo analisar o parricídio na mitologia grega, tendo Zeus como figura central e agressor. Procurar-se-á compreender de que forma este acto de transgressão foi transmitido ao longo das gerações mitológicas, identificar os motivos subjacentes, avaliar as consequências e compreender de que modo este comportamento de violência contra o pai pode simbolizar, simultaneamente, uma procura pelo poder e uma demonstração de estabilidade.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Tradução de António Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal, 2006.
GRIMAL, Pierre. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Tradução de Victor Jabouille. 3. ed. Lisboa: Difel, 1999.
BANDURA, Albert. Aggression: A social learning analysis. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1973.
BREMMER, Jan. What is a greek myth. In: BREMMER, Jan (org.). Interpretations of Greek Mythology, London: Routledge, 1990, p.1-9.
BURKERT, Walter. Religião Grega na Época Clássica e Arcaica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
CANTARELLA, Eva. Gerotrophia. A controversial Law. In: LEÃO, Delfim F.; THÜR, Gerhard (org.). Symposion 2015: Vorträge Zur Griechischen Und Hellenistischen Rechtsgeschichte (Coimbra, 1.-4. September 2015). Wien: Austrian Academy of Sciences Press, 2016. p. 55–66. https://doi.org/10.2307/j.ctt1v2xvqm.10.
CARROLL, Joseph. Literature and Evolutionary Psychology. In: BUSS, David M. (org.). The Handbook of Evolutionary Psychology. Hoboken: John Wiley & Sons, 2015, p. 931-952.
CARUCCI, Margherita. Domestic Violence in Roman Imperial Society: Giving Abused Women a Voice. In: PIMENTEL, Maria Cristina; RODRIGUES, Nuno Simões (org.). Violence in the Ancient and Medieval Worlds. Leuven: Peeters Publishers, 2018, p. 103–116.
DANTAS, Soraia et al. Parricide: A Forensic Approach. Journal of Forensic and Legal Medicine, v. 22, 2014, p. 1–6.
DEACY, Susan. Why Does Zeus Rape? An Evolutionary Psychological Perspective. In: PIMENTEL, Maria Cristina; RODRIGUES, Nuno Simões (org.). Violence in the Ancient and Medieval Worlds. Leuven: Peeters Publishers, 2018, p. 103–116.
DEACY, Susan; MCHARDY, Fiona. Uxoricide in Pregnancy: Ancient Greek Domestic Violence in Evolutionary Perspective. Evolutionary Psychology, v. 11, n. 5, 2013, p. 994–1010. https://doi.org/10.1177/147470491301100505.
DOWDEN, Ken. The Uses of Greek Mythology. London: Routledge, 1997.
DOWDEN, Ken. Zeus. London: Routledge, 2005.
FREUD, Sigmund. Obras Completas / 11, Totem e Tabu, Contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos: (1912-1914), Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia Das Letras, 2012, 305-310.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Alexandra Figueiredo et al. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
GOTTSCHALL, Jonathan. The Rape of Troy: Evolution, Violence and the World of Homer. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
HARRIS, Rivkah. The Conflict of Generations in Ancient Mesopotamian Myths. Comparative Studies in Society and History, v. 34, n. 4, 1992, p. 62. https://doi.org/10.1017/S0010417500018016.
HESÍODO. Teogonia. Tradução de Ana Elias Pinheiro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2005.
HOLCOMB, William R. Matricide: Primal Aggression in Search of Self-Affirmation. Psychiatry, v. 63, n. 3, p. 264-287, 2000.
LEÃO, Delfim. Sólon: Ética e Política. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
LEÃO, Delfim F. Gerotrophia: Response to Eva Cantarella. In: LEÃO, Delfim F.; THÜR, Gerhard (org.). Symposion 2015: Vorträge Zur Griechischen Und Hellenistischen Rechtsgeschichte (Coimbra, 1.-4. September 2015). Wien: Austrian Academy of Sciences Press, 2016, p. 67–74. https://doi.org/10.2307/j.ctt1v2xvqm.11.
LÉVI-STRAUSS, Claude. La Pensée Sauvage. Paris: Librairie Plon, 1962.
LLEWELLYN-JONES, Lloyd. Domestic Abuse and Violence against Women in Ancient Greece. In: LAMBERT, S. (org.). Sociable Man: Essays on Ancient Greek Social Behaviour in Honour of Nick Fisher. Swansea: Classical Press of Wales, 2011, p. 231–266.
LLEWELLYN-JONES, Lloyd. Knocking Her Teeth out with a Stone: Violence against Women in Ancient Greece. In: FAGAN, Garrett G. et al. (org.). The Cambridge World History of Violence. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. p. 380–399.
MALINOWSKI, Branislaw. Sex and Repression in Savage Society. London: Routledge & Kegan Paul, 1927.
MCHARDY, Fiona. Revenge in Athenian Culture. London: A&C Black, 2013.
MITREVSKI, Julia. The Psychology of Parricide. Presentation at Forensic Mental Health Association of California, 2006.
NARDI, Enzo. L’otre dei parricidi e le bestie incluse. Milano: A. Giuffrè, 1980.
NOGUEIRA, Adriana Freire. A Perpetuação Do Ódio. Euphrosyne, v. 31, 2003, p. 209–214.
RODRIGUES, Ana Isabel M. Ribeiro da Silva. Valores Masculinos e Femininos na Grécia Antiga. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Cultural e Social e Sociologia da Cultura) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1992.
RODRIGUES, Nuno Simões. História, Filologia e Problemáticas da Antiguidade Clássica. In: REIS, Maria de Fátima (org.). Rumos e Escrita da História: Estudos em Homenagem a A.A. Marques de Almeida. Lisboa: Colibri, 2007. p. 643–659.
RODRIGUES, Nuno Simões. Recensão de The Routledge Companion to Women and Monarchy in the Ancient Mediterranean World. Cadmo, v. 32, 2023, p. 157-158. https://cadmo.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/32_Cadmo_web_1_The-Routledge-Companion-to-Women-and-Monarchy-in-the-Ancient-Mediterranean-World_NSR_2.pdf.
SCHAPS, David. Zeus the Wife-Beater. Scripta Classica Israelica, v. 25, p. 1–24, 2006.
SILVA, Maria de Fátima. Filicide in the House of Atreus. In: PIMENTEL, Maria Cristina; RODRIGUES, Nuno Simões (org.). Violence in the Ancient and Medieval Worlds. Leuven: Peeters Publishers, 2018, p. 387-404.
VERNANT, Jean Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
VERSNEL, H. S. Greek Myth and Ritual: The Case of Kronos. In: BREMMER, Jan (org.). Interpretations of Greek Mythology. London: Routledge, 1990, p. 121–152.
XENÓFANES. Fragmento 15. In: KIRK, Geoffrey Stephen et al. Os Filósofos Pré-Socráticos. Tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca, Beatriz Rodrigues Barbosa e Maria Adelaide Pegado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
WEST, Sara G.; FELDSHER, Mendel. Parricide: Characteristics of sons and daughters who kill their parents. Current Psychiatry 9, 2010, p.20-39.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Multi-Country Study on Women’s Health and Domestic Violence against Women: Summary Report of Initial Results on Prevalence, Health Outcomes and Women’s Responses. Geneva: World Health Organization, 2005. https://apps.who.int/violenceinfo/homicide/.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Hypnos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo dos manuscritos enviados é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os textos devem ser originais. Caso tenham sido publicados em alguma revista não brasileira, o autor deve claramente indicar o nome, número e data da publicação e país. A editoria decidirá sobre o interesse em publicar na Hypnos.
O conteúdo dos manuscritos foi tácita ou explicitamente aprovada pela autoridades responsáveis onde se realizou a pesquisa.
Se aceito o manuscrito, o autor concorda em permitir sua publicação pela revista Hypnos, declinando de ganhos pecuniários decorrentes de direitos autorais. Caso o manuscrito venha a ser posteriormente publicado em outros meios, o autor concorda em fazer constar os créditos da primeira publicação na subsequente.
Caso o documento submetido inclua figuras, tabelas ou seções extensas de texto previamente publicados, o autor se declara responsável por ter obtido permissão dos detentores originais dos direitos autorais desses itens, tanto para a publicação em linha quanto impressa desta revista. Todo material com direitos autorais deve ter créditos adequadamente atribuídos no manuscrito.